Além de avançar na integração entre pasto e lavoura, com plantio de cacau – conforme o blog publicou -, a empresa RR Agropecuária tem feito pesados investimentos no reflorestamento de imensas áreas de fazendas de sua propriedade.
Um cenário de sustentabilidade que comprova a viabilidade da preservação do meio ambiente ligado à atividade do agronegócio.
Os projetos de reflorestamento em diversas fazendas do Grupo Zucatelli, conglomerado de empresas nas áreas de concessionárias de veículos, pecuária, agricultura e outras atividades comerciais são opção sustentável para a recuperação de áreas degradadas e de reposição.
Reinaldo Zucatelli, diretor presidente do GR, explica que com a união dos três sistemas – lavoura, pecuária e floresta – é possível promover a recuperação do bioma com produtividade e sustentabilidade, ampliando as alternativas de renda para o produtor rural.
“São três possibilidades de receita, sendo que a agricultura dá receita no curto prazo, a pecuária dá no médio e a atividade florestal no longo prazo”, exemplifica.
Os investimentos de reflorestamento estão sendo feitos nas fazendas Reunidas, Natal e Sororó, no município de Marabá, com mil hectares de reflorestamento de eucalipto.
Somente no ano de 2021, já foi feita uma nova área de reflorestamento com aproximadamente 40 hectares de eucalipto com pastagem.
Foram plantados mais 30 mil pés, na Fazenda Sororó;
O avanço do reflorestamento permitiu à RR Agropecuária firmar contrato de venda de madeira para a empresa Suzano, de Imperatriz, que tem um parque industrial ali instalado para produção de papel.
Os investimentos do Grupo Zucatelli em reflorestamento permitem à empresa ser autossustentada na produção de estacas e moirões, para cerca e outras madeiras de consumo na fazenda.
Todas as fazendas da RR Agropecuária possuem Licença de Atividade Rural (LAR).
Além desse documento da LAR, o grupo de fazendas emitiu junto a Sema (Secretaria de Meio Ambiente do Estado) Declaração de Corte e Colheita de Florestas Plantadas (nativas e exóticas) Localizadas Fora da área de Reserva Legal ou de Preservação Permanente.
Esse documento é a garantia de que o Grupo Zucatelli desenvolve seus projetos de reflorestamento com interesse comercial fora das áreas existentes de reserva e de preservação permanente.
O plantio de eucalipto ou outra espécie tem se ajustado bem à realidade local dela.
“O eucalipto é bom porque você tem um mercado comprador, você usa, pode vender em qualquer local, mesmo em uma cidade pequena, tem mercado para isso”, diz Reinaldo.
Fonte: Blog do hiroshi