Consultor em pastagens da RR Agropecuária, Edemir Leal participou de capacitação de manejo de pastagem, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, promovido pela Embrapa.
A troca de experiências do consultor com outros técnicos da área de manejo reforça a política de intercâmbio tecnológico desenvolvido pela empresa agropecuária do Grupo Zucatelli sempre em busca da melhoria da produtividade de seu rebanho.
Ao participar do curso, Edemir lembra que a base da produção de bovinos no Brasil é a pastagem. Sendo assim, seu manejo adequado impacta na produtividade da atividade.
“O curso oferecido pela Embrapa de manejo de pastagens mais uma vez reforça o entendimento que temos de eu um dos principais fatores que limitam muito a produtividade animal a pasto, é justamente o manejo. Se realizado de maneira incorreta, resulta na degradação das pastagens e consequente diminuição da margem de lucro do produtor”, revela o consultor.
Edemir ratifica também que apesar de haver um volume considerável de informações e tecnologias disponíveis, ainda há certa deficiência na difusão das mesmas e, consequentemente, adoção.
Eventualmente, durante o curso, revela o consultor, foram abordados temas relacionados ao componente solo, como características e propriedades, interpretação de análise, correção da acidez, adubação e amostragem; e pastagem, como implantação, dinâmica de crescimento de forrageiras, manejo do pastejo, utilização de forragem, uso estratégico, suplementos e amostragem do pasto.
“Já temos dados que indicam que um pasto bem manejado traz retornos econômicos e esperamos que o produtor ou técnico, consiga entender a importância dos cuidados com o pasto”, afirma Leal.