O município de Marabá completa 110 anos de emancipação política e administrativa nesta quarta-feira (05). A cidade é uma das mais importantes do Estado, por sua vocação econômica para os segmentos do agronegócio, extrativismo, mineração, comércio e serviços.
Nossa amada Marabá está em um processo de desenvolvimento contínuo. Sei que não sou o único a me orgulhar de morar aqui. Por isso, divido essa alegria com todos vocês que se sentem da mesma forma.
O Grupo Zucatelli atua a mais de 40 anos na cidade e se sente muito honrada de fazer parte da história de Marabá. E neste momento de festa agradece a todos clientes e amigos que ajudaram a construir essa trajetória! “Esperamos que continue com a gente e contamos com você para fazer parte desse futuro que ainda temos pela frente nesta amada cidade! E com o coração alegre e cheio de gratidão, queremos parabenizar Marabá por seus 110 anos de lutas e muitas conquistas”. Afirmou Reinaldo Zucatelli o diretor presidente do Grupo Zucatelli neste aniversário de 110 de Marabá.
Marabá terra de esperança e novas oportunidades
Marabá encontra-se entre dois grandes rios, Itacaiúnas e Tocantins. Vista de cima, o núcleo da Velha Marabá tem o formato de “Y”.
Marabá, cidade em constante expansão, que com sua área de 15.092,268 Km², recebe pessoas oriundas de outros estados e as acolhe como filhos da terra.
A cidade divide-se em cinco núcleos urbanos distintos: Marabá Pioneira ou Velha Marabá localizada as margens dos rios, Cidade Nova, onde se situa o aeroporto, Nova Marabá onde os bairros recebem o nome de folhas numeradas, São Felix I e II, situados depois da ponte sobre o rio Tocantins e Morada Nova, a 20 km de Marabá.
O município de Marabá vivenciou vários ciclos econômicos. Até o início da década de 80 a economia era baseada no extrativismo vegetal, porém, a crise da borracha levou o município a um novo ciclo, desta vez, o ciclo da Castanha-do-Pará, que liderou por anos a economia municipal. Com o despontamento da
Hoje, Marabá é o centro econômico e administrativo de uma vasta região da “fronteira agrícola amazônica”. Além, de contar com mais de 200 indústrias, sendo a siderurgia (ferro-gusa) a mais importante. Em segundo lugar está a indústria madeireira e a fabricação de telhas e tijolos. Outras vertentes trabalhadas são os produtos extrativos da pesca, seguidos da lavoura e pecuária, este último, com destaque para a qualidade do rebanho, sendo um dos mais expressivos rebanhos bovinos do Estado, resultado advindo do uso de tecnologia de ponta na seleção e fertilização.
O setor de comércio e serviços também tem sua parcela de contribuição. Marabá conta com aproximadamente 5 mil estabelecimentos divididos entre comércio formado por micros, pequenas, médias e grandes empresas e serviços Hospitalares, Financeiros, Educacionais, de Construção Civil e de Serviços Públicos.
É o quarto município mais populoso do Pará, com 283 542 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2020), e com o 3º maior produto interno bruto (PIB) do estado em 2017, com 8,5 bilhões de reais. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é 0,668, considerado médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/2010). Sua renda per capita em 2017 era de 31.650,18 reais. É o principal centro socioeconômico do sudeste paraense e um dos municípios mais dinâmicos do Brasil.