O pecuarista e empresário Reinaldo Zucatelli tomou posse como Membro do Conselho Consultivo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (FAEPA) numa solenidade em Belém. A cerimônia movimentada foi realizada nesta quarta-feira (12),no hotel Grand Mercure, no bairro de Nazaré, em Belém, com a presença da governadora em exercício, Hana Ghassan, e de representantes dos poderes público, legislativo e do setor privado.
Também tomou posse na solenidade o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier, acompanhado de integrantes da Diretoria e do Conselho Fiscal da entidade, foram reconduzidos aos cargos de comando da entidade para o quadriênio 2023-2027.
Carlos Xavier ressaltou o potencial do agronegócio paraense para um salão repleto de produtores rurais, e ainda, de representantes das federações agropecuárias dos estados vizinhos, como o Amazonas e Rondônia. Carlos Xavier foi reeleito presidente da FAEPA após eleição que aconteceu no último dia 8 de fevereiro. Sua gestão é marcada por grandes avanços e conquistas para os produtores rurais do Estado. Com mais de 40 anos de experiência no setor agropecuário, ele é um defensor incansável do desenvolvimento sustentável do agronegócio na região amazônica.
Sob sua liderança, a FAEPA tem buscado parcerias estratégicas para fortalecer a cadeia produtiva do agronegócio no Pará, promovendo ações para a melhoria da infraestrutura de transporte e logística, a capacitação técnica dos produtores, a abertura de novos mercados para os produtos locais, entre outras iniciativas.
A FAEPA é uma das 27 entidades sindicais de grau superior que integra a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). É uma instituição com personalidade jurídica própria, de direito privado, sem fins lucrativos. Possui sede na cidade de Belém e base territorial no estado do Pará, congregando atualmente 132 sindicatos rurais e 10 núcleos regionais.
A Federação atua na representação dos interesses dos produtores rurais, no desenvolvimento sustentável do agronegócio e no fortalecimento das relações institucionais, sendo protagonista de momentos relevantes na economia, política e história do agro no Pará e no Brasil.
Fórum Mais Amazônia 2023
O Fórum Mais Amazônia 2023, que teve como tema “Nossas Vivências e Propostas”. Onde esteve presentes cerca de 400 convidados, nesta edição do Fórum Mais Amazônia 2023 foi muito importante para o setor agropecuário do Pará e da região amazônica, com a presença de importantes líderes e representantes do setor de produção.
As atividades do Fórum foi marcado com reuniões paralelas de entidades envolvidas, como os líderes dos Sebraes da Amazônia Legal e os presidentes das Federações de Agricultura da Amazônia Legal.
Carlos Xavier foi reeleito presidente da FAEPA após eleição que aconteceu no último dia 8 de fevereiro. Sua gestão é marcada por grandes avanços e conquistas para os produtores rurais do Estado. Com mais de 40 anos de experiência no setor agropecuário, ele é um defensor incansável do desenvolvimento sustentável do agronegócio na região amazônica.
Sob sua liderança, a FAEPA tem buscado parcerias estratégicas para fortalecer a cadeia produtiva do agronegócio no Pará, promovendo ações para a melhoria da infraestrutura de transporte e logística, a capacitação técnica dos produtores, a abertura de novos mercados para os produtos locais, entre outras iniciativas.
Ex-ministro Aldo Rebelo defende soberania do Brasil sobre Amazônia
Durante o Fórum Mais Amazônia 2023, realizado nesta quarta-feira, 12, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), em um hotel no centro de Belém, o ex-ministro, jornalista, político e escritor Aldo Rebelo, também colunista do Grupo Liberal, fez uma das palestras mais aguardadas do encontro, que reuniu mais de 400 convidados do setor agropecuário para discutir questões referentes ao segmento na Amazônia e, também, para prestigiar a posse da nova diretoria da instituição, que perdurará pelo quadriênio 2023-2027.
Aldo Rebelo contou à reportagem que está vivendo há um tempo no Pará, mais precisamente na região de Altamira, onde finaliza pesquisas para um livro que escreve sobre a história da Amazônia. Segundo ele, que foi parlamentar e ministro algumas vezes ao longo da sua vida pública, não se pode negar que a Amazônia ocupa o centro do debate mundial a respeito da temática do meio ambiente, por isso, é natural esperar que a região seja escolhida para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-30, a ser realizada em 2025, para a qual Belém foi apresentada como candidata pelo governo brasileiro.
Veja Abaixo algumas fotos do evento: