A Nelore Zucatelli, marca de produtos com genética modificada trabalhados pelo Grupo Zucatelli, de Marabá, adquiriu, em Uberaba – capital do Nelore do Brasil – durante o conceituado Leilão da Matinha, uma cota consorciada de sêmen do consagrado touro Al Capone MAT.
Para se ter ideia da notoriedade na produção e comercialização de sêmen, Al Capone MAT , aos doze meses, já possuía sêmen congelado.
Hoje, com 2 anos de idade, é líder no PMGZ para consumo alimentar, com 5,16 kg de matéria seca para 1kg de ganho de peso.
O consumo alimentar é a característica que mais impacta na composição do IRM (Índice Real Matinha).
O investimento da Nelore Zucatelli nos sêmens de Al Capone, visa, primordialmente, “oferecer aos criadores de Nelore , em futuro próximo, genética multiqualificada, objetivando melhorar o plantel e pecuaristas do Estado do Pará”, segundo Reinaldo Zucatelli, presidente do conglomerado.
Nelore Zucatelli
Atualmente, o chamado Nelore Zucatelli, marca que ganhou denominação de grife pelo potencial do gado colocado no mercado. É procurado não apenas na região Norte, como por criadores de outras regiões do país.
Nesse Sentido, o Nelore Zucatelli se transformou também no produto que atende às necessidades de pequenos, médios e grandes criadores regionais . Oferecendo as vantagens das margens de lucros que reprodutores e matrizes proporcionam a quem os adquire para melhorar o rebanho.
Principalmente depois que cerca de duas dezenas de criadores deixaram de trabalhar geneticamente o gado regional, restou praticamente apenas a RR Agropecuária investindo em tecnologia para a produção de genético.
Sobre a qualidade
O nelore Zucatelli é o mais bem avaliado produto (seja touro ou novilha) quanto a otimização de recursos por parte de quem adquire.
– “Eu tenho animais da marca Nelore Zucatelli, é um produto que dá a garantia de que não estamos usando um material genético de baixo nível.