Com o rápido avanço do surto de gripe, em todas regiões do país e também na região de Marabá. Para lidar com esse cenário o Grupo Zucatelli contratou uma farmacêutica para fazer aplicações de coquetel de medicamento nos seus colaboradores visando aumentar o sistema de imunidade dos mesmos.
Essas medidas preventivas são mais uma iniciativa do Grupo Zucatelli que impacta diretamente nos resultados de nossas empresas, e que o nosso grande desafio é garantir a saúde física e mental de nossos colaboradores, ressalta o diretor presidente do Grupo Reinaldo José Zucatelli e sua esposa Regina Avancini Zucatelli.
H3N2: entenda o surto de gripe causado pelo vírus influenza
O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.
O surto de gripe vem ampliando seu alcance no território brasileiro. Atualmente, ao menos 17 estados já registraram casos de H3N2, um dos subtipos do vírus influenza.
Os sintomas são febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças.
A prevenção da gripe H3N2 segue os mesmos cuidados necessários para evitar a Covid-19, como distanciamento físico, uso de máscara e higienização correta das mãos.
O Brasil possui vacinas que protegem contra o vírus Influenza A e B, no entanto, elas não são específicas para a variante H3N2, que está atingindo o país. De acordo com o Instituto Butantan, maior produtor de vacinas para a gripe do Hemisfério Sul, a previsão é de que a vacina para H3N2 chegue ao Brasil a partir de março de 2022.