Em cenários envolvendo mudanças econômicas e riscos inerentes a qualquer negócio, remetem as pessoas a uma das preocupações mais importantes, a garantia de ter o patrimônio preservado. A Proteção Patrimonial é o caminho para garantir que o patrimônio conquistado se mantenha preservado para as futuras gerações.
Com essa temática aconteceu nesta segunda-feira (29/11) no auditório da Fiat Zucavel uma palestra sobre “Planejamento Patrimonial da Família e dos Negócios”. O evento teve a participação dos palestrantes Herinque Zucatelli ( Tributarista) e Renan Martins ( Empresarialista).
A palestra foi apoiada pelo Grupo Zucatelli juntamente com Acim (ACIM – Associação Comercial e Industrial de Marabá), Conjove e a Acim Mulher.
No evento o diretor Presidente do Grupo Zucatelli , o empresário Reinaldo Zucatelli fez uso da palavra e falou sobre a importância do Planejamento Patrimonial e ressaltou a experiência do Grupo Zucatelli que desde do ano de 2000 formou a sua primeira Holding que foi a RR Empreendimento e Participações.
O que é uma Holding?
Como vimos, a palavra Holding vem do inglês “to hold”, que significa controlar, manter, segurar. No Brasil, as holdings foram instituídas pela Lei n° 6.404 – a lei das Sociedades Anônimas – em 1976.
Pensando no conceito da palavra em inglês, Holding é o tipo de organização que permite que uma empresa e seus diretores controlem ou exerçam influência em outras empresas (subsidiárias). Em outras palavras, possui participação majoritária nas ações de uma ou mais empresas.
Isso significa dizer que é classificada como Holding, a empresa que possui a maioria das ações de outras empresas e que detém o controle de sua administração e políticas empresariais.
Na Holding familiar visa controlar o patrimônio de uma ou mais pessoas físicas de uma mesma família que possuam bens e participações societárias em seu nome. Em outras palavras, o patrimônio passa a ser administrado por uma sociedade, constituída pelos membros da família. Todas as decisões relacionadas a esse patrimônio são tomadas na forma de deliberações sociais, com a participação da pluralidade dos sócios.
Assim, considera-se Holding Empresarial uma empresa que possui ativos, ou seja, ações de outras empresas, sociedades limitadas, fundos de hedge, títulos, imóveis, marcas registradas, direitos autorais, patentes, entre outros.