Antonio Zucatelli, patriarca da família Zucatelli, deu um susto em familiares e amigos, semana passada, quando foi levado às pressas para uma cirurgia , numa clínica de Marabá, com grave problema de saúde.
Às pressas, equipe médica foi obrigada a fazer uma cirurgia no empresário.
Felizmente, tudo transcorreu bem. Nesse meio tempo,“seu” Antonio já saiu da UTI, pronto para retornar pra casa.
Antonio Zucatelli chegou a Marabá no início dos anos 70, vindo do Espírito Santo.
Como atividade econômica, priorizou a exploração madeireira e pecuária, ao lado dos filhos.
Ele é pai de Reinaldo Zucatelli, um dos acionistas do Grupo Zucatelli, conglomerado de concessionárias de veículos, construtora e pecuária.
Na foto, Antonio Zucatelli, ao lado de sua querida esposa Ilma Zucatelli, sobretudo, recebendo homanagem do filho Reinaldo.
A história do patriarca ,certamente,se confunde com a própria História de Marabá, pós período extrativista – um homem que sempre esteve à frente de seu tempo.
Conversar com “seu” Antônio é conhecer detalhes dos vários períodos do desenvolvimento de Marabá.
É intenção deste blogueiro abrir uma agenda de gravações junto a Antônio Zucatelli para a coleta de depoimentos, visando, em futuro próximo, a publicação de um livro sobre a vida do patriarca, personagem de vida simples, muito apegada à família e um brasileiro do Espírito Santo que veio ajudar a desenvolver a Amazônia.
Já escrevi aqui neste blog sobre a importância da família Zucatelli para o desenvolvimento de Marabá e região.
O Grupo Zucatelli, para quem não sabe, emprega cerca de 700 pessoas, em diversos estados do Norte do país – desenvolvendo atividades nas áreas de concessionárias de carros, máquinas pesadas, construção e agronegócio.
O patriarca, seu Antonio Zucatelli, ao desembarcar em Marabá no início dos anos 70, trazia a determinação e o sonho de desbravar a Amazônia, gerando emprego e renda.
Neste meio tempo,veio sozinho, depois trouxe a família.
E surpreendentemente, nunca mais voltou para o estado natal.
Em novembro de 2016, divulguei a apreensão de seus familiares diante de uma enfermidade de “seu” Antônio , quando foi levado à sala de cirurgia.
Meses depois, recuperado, o patriarca dos Zucatelli voltou ao trabalho, indo e vindo diariamente à fazenda que ele cuida pessoalmente.